Top

CULINÁRIA

Cia. Teatro Balagan cultiva o teatro como um espaço de encontro a ser permanentemente nutrido. Sua sede tem, no centro, uma cozinha, por onde se passa para entrar na sala de ensaio. É ali que saberes e sabores misturam-se, onde as palavras esclarecem, as mãos cortam, os olhos desejam, os aromas flutuam, o verbo provoca, os ouvidos imaginam, onde falar e fazer misturam-se em uma experiência curiosa para a mente, para a alma, para o estômago.

Culinária Teatral é uma ação que promove encontros entre profissionais do teatro e amantes da cozinha. Cada encontro, sem um formato predeterminado, organiza-se em torno de “cozinheiros teatrantes” convidados que escolhem um prato que seja uma metáfora de seu modo de fazer/pensar o teatro.

Os encontros – que servem à experiência e à comunhão – são trampolins para conversas e práticas que têm, como ponto de partida, a relação entre o teatro e a arte de cozinhar; conhecemos, por meio das escolhas dos pratos e da maneira de prepará-los, um pouco da prática teatral dos “cozinheiros teatrantes”.

Já participaram do projeto artistas como Cacá Carvalho, João das Neves, Cristiane Paoli Quito e Tica Lemos, Danieli Finzi Pasca, etc. e grupos como  Varasanta (Colômbia), Sobrevento, Casa Laboratório para as Artes do Teatro.