Top

OS CANTOS DO TEATRO

O interesse da Cia Teatro Balagan em trabalhar com cantos tradicionais se faz presente há muitos anos e tem marcado significativamente as pesquisas e composição dos seus últimos espetáculos.

Ao elegermos os cantos como uma matéria a ser praticada pelo núcleo de atores, buscamos uma investigação que possibilite não só o domínio técnico, mas que permita o aprofundamento dos fundamentos poéticos e estéticos da ação vocal e verbal e a formação continuada dos artistas.

Entre 2012 e 2015, sob a orientação de Maria Thais, a Cia manteve a prática de cantos oriundos de diversas tradições (judaica, africana, afro-brasileira, afro-haitiana, portuguesa, orientais), os quais comungam da capacidade de aportar aspectos rituais e festivos, reúne, além dos integrantes da Cia Teatro Balagan, outros atores convidados.

Como parte das atividades deste Núcleo foram realizados workshops com a musicista Renata Mattar, com Bartira Menezes e Graça Reis (Caixeiras do Divino do Maranhão), e com Paulo Dias (músico e pesquisador), com Márcia Cabrera (da Cia Vara Santa), entre outros.

Em 2016, como parte do projeto Couro de Cabras, Coro de Gentes, foram realizados quatro residências artisticas: com Maud Robart, Lúcia Soledad Spivak, Stênio Mendes e Toshi Tanaka.

<< Voltar