Top

PARCERIAS

 

Cia Teatro Balagan e Grupo Varasanta

Pela afinidade dos modos de trabalho e dos materiais artísticos elegidos a Cia. Teatro Balagan (Brasil), dirigida por Maria Thaís, e o Grupo Varasanta  (Colômbia), dirigido por Fernando Montes, realizaram a partir de 2010 várias ações de intercâmbios artísticos.

Em 2010 o Varasanta desenvolveu uma residência artística na Casa Balagan, no Brasil (São Paulo). Além da  apresentação de um ensaio aberto do espetáculo Fragmentos de Liberdade do grupo colombiano, foram realizados uma dupla oficina – com o objetivo de “troca” dos elementos técnicos e poéticos que norteiam as pesquisas de cada grupo- e duas atividades do Culinária Teatral, fomentando o diálogo sobre os projetos artísticos em comum.

Entre 2011 e 2012, a  criação do novo espetáculo do Grupo Varasanta – Arimbato, el espíritu de la muerte – que estreou em outubro de 2012, foi realizado em uma coprodução Varasanta/Balagan,  ação contemplada pelo projeto IBERESCENA. Em junho de 2011, durante o Festival Cena Brasil Internacional no Rio de Janeiro  foi realizada a primeira etapa, com a realização de encontros entre a equipe de criação das duas Cias  (diretores, cenógrafo e figurinista) e, em  julho de 2012, na Casa Balagan, as trocas entre os atores da companhia colombiana e os atores da Cia. Balagan que participam do espetáculo Recusa, giraram em torno da cultura ameríndia, tema a partir do qual se organiza os espetáculos

Em outubro do mesmo ano o cenógrafo Márcio Medina e a diretora Maria Thais participaram na sede da Cia. Varasanta em Bogotá,  da concepção do cenário e figurino e da elaboração final da estrutura dramatúrgica do espetáculo Arimbato, el espíritu de la muerte.

 

Cia Teatro Balagan e Caseiras Produções

O projeto, da Cia Teatro Balagan e da Caseiras Produções, de encenação do texto Programa Pentesiléia. Treinamento para a batalha final, da dramaturga italiana Lina Prosa, celebra a trajetória de mais de 60 anos de teatro da atriz brasileira Maria Esmeralda e apresenta a obra da dramaturga italiana Lina Prosa – um dos últimos destaques da dramaturgia europeia contemporânea, com textos encenados na França (Commédie Française), Itália (Piccolo Teatro di Milano), etc. – com tradução do filosofo e jornalista Laymert Garcia dos Santos.

Programa Pentesiléia. Treinamento para a batalha final  é a parceria de artistas da Cia Balagan – Maria Thais, Márcio Medina, Antônio Salvador, Aline Santini, Morris Piccotto – com a Caseiras Produções Culturais, criada por Ana Luisa Lima – professora, pesquisadora, produtora e gestora que atua ativamente, há mais de 25 anos, na área –  com a estudante de cinema Beatriz Lima.
Além de projetos próprios a Caseiras Produções  participa de projetos construídos com parceiros de longa data, como o Grupo Galpão (MG) e a Cia Teatro Balagan (SP).