Top

LIVRO: BALAGAN – COMPANHIA DE TEATRO

A Cia Teatro Balagan preparou um belo e inusitado livro, objeto de arte, no qual apresenta materiais e imagens que inspiraram suas criações ao longo de 15 anos. O mote proposto a todos que colaboraram na realização desta edição foi o de levar ao leitor um território amplo, híbrido, com conexões com outras áreas de pensamento concomitantemente ao conhecimento da trajetória da Balagan e seus processos de criaçãofundados na experimentação. Chegou-se então a um formato de livro (balaio, -cartografia, -envelope, -caixa, -objeto, -espetáculo) composto por um envelope com treze mapas-cartazes dobráveis e cinco tiras-sanfona avulsas – um projeto visual de Luciana Facchini -, sem páginas numeradas e sem hierarquia de textos ou conteúdos permitindo múltiplas explorações de leitura.

Os mapas-cartazes estão subdivididos por cores e temas (Espaço, Narrativa, Figurino e Objeto, Voz e Verbo, Ator e Sonhos) e apresentam os processos de trabalho, as pesquisas aprofundadas e os materiais de estudos teatrais e estéticos utilizados nos espetáculos e leituras-performances já encenados pela Balagan. As cinco tiras-sanfonas trazem imagens de espetáculos feitas por mais de catorze fotógrafos e as fichas técnicas dos projetos realizados ao longo desses quinze anos. O conteúdo dos mapas-cartazes é criação de Maria Thais e do jornalista Álvaro Machado, co-editor do projeto, e tem, em sua maioria, uma autoria partilhada pelos editores e pelos artistas da Balagan, além de parceiros como Marlui Miranda e o antropólogo Renato Sztutman. Imagens das artistas Claudia Andujar e Christine Burrill foram cedidas para o livro, além de um único desenho de Márcio Medina, cenógrafo e figurinista do coletivo desde sua fundação, da sede da Cia, a Casa Balagan.

Esse livro tem o patrocínio da WheatonBrasil, com recursos aprovados no Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, pela Lei Proac-icms, e do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

 

BALAGAN – COMPANHIA DE TEATRO
Caixa-livro com treze mapas e cinco “sanfonas”

288 páginas, 25 x 20 cm, ilustrado, duas versões de capa.
ISBN 9788585 871079

ORGANIZAÇÃO Maria Thaís
COORDENAÇÃO EDITORIAL Alvaro Machado e Maria Thaís
PROJETO VISUAL Luciana Facchini
EDIÇÃO DE TEXTOS Alvaro Machado

R$  50,00 + Fretes: Sedex (entrega em até 2 dias úteis) ou econômico (“Impresso registrado”, em até 7 dias úteis). E-mail com rastreamento do pedido enviado um dia após o pagamento.

Encomendas: email para contato@ciateatrobalagan.com.br ou através do telefone (11) 3667 4596.